domingo, 26 de abril de 2009

Quintal PE...


Recife, 25 de abril... Entra mais uma vez para a história! Primeiro Quintal PE. Que felicidade poder ver o quanto minha terra é demais, e muitos nem valor dão... Primeira banda... Vargas, um hip hop meio sem ser hip hop... pelo menos foi o que achei.. Banda nova para mim, mas legal! Maracatu Piaba de Ouro? O que é aquilo?! Coisa linda demais. É uma cultura que é de arrepiar tudo! Só o batuque do Maracatu é esplendido, e as cores vibrantes.. Caramba, é coisa de louco, que cada dia me apaixono mais e mais pela minha terra. Bonsucesso? Sem palavras para expressar o quanto o Recife é diversificado, coisa que Chico falava há muito tempo. O Recife é realmente um balaio de feira, cultural. O que falar do Eddie? Que é perfeito? Será? Não consigo definir as bandas que estava nesse Quintal, pois todas são demais. Cada uma com seu estilo próprio, e isso é o fod.. de tudo. O quanto Recife é um mangue de criatividade. E uma coisa que Du Peixe falou que é mais que verdade, que nossa imprensa só coloca pra "lascar" nas bandas daqui, e fora de PE as bandas são conceituadíssima! Espero que isso mude logo. Mas às vezes penso, e chego a conclusão é que essa mídia de Recife ainda não entendeu o que é a cultura daqui, a sua essência, mas isso não vem ao caso. Sai Eddie do palco, e logo depois o Nana Vasconcelos toma conta do pedaço junto com DJ Dolores. Ai é de tirar o chapéu! Uma mistura aderente ficou, que só essa terra tem. Tudo que se mistura aqui da certo! A percussão de Nana com a tecnologia do Dolores é coisa de loucoooooooo!!!!!!!!!!!! Que terra foi essa que nasci?! E ta pensando que acabou? Ainda falta!!! Próximo a entrar no palco? O China!!! China é ÚNICO demais! Ele e suas danças é sensacional! Hilário, muito demais! Vamos misturar novamente, mas dessa fez foi o feijão com arroz! China e Mombojó! Que mistura viu! Só quem estava presente para saber o quanto isso é demais, e o que mais dói é ouvir as pessoas falando que isso não presta! Puts, é de partir o coração. Como uma pessoa se torna tão pobre em não conhecer a substância da sua cultura, coisa que eu nunca fui muito chegada, gostava das bandas, mas nunca tinha procurado saber como se originou, ou motivos, ou coisas desse tipo, o que realmente eram as coisas. Depois da mistura louca mas sã, toma conta do palco Nação Zumbi!!!!! O que foi aquilo? É tudo lindo demais! As pessoas sem fastio com fome de tudo. O som das alfaias misturado com a guitarra do Lúcio é de deixar qualquer um em estado de êxtase! Que capacidade danada de Chico e sua galera em fazer tudo isso se juntar. Pensou que acabou? Não! Falta OTTO!!! Que com seu jeito singular levou todo o centro de convenções a loucura! Suas músicas demais mesmo! Ele no palco é sem explicação. É dos olhos encherem de lágrima de tanta felicidade! Infelizmente não aguentei a ultima banda, ETA Carinae pois já eram 4 da manhã.
O Quintal não foi completo.... Faltou vários outros músicos... mas enfim... Foi tudo MARAVILHOSO... Mas não aprendi a ver o Recife dessa forma sozinha. Foi por causa de uma pessoa que AMO demais, que não mora em Recife, mas ele sabe muito mais de Recife que mora no Rio do que eu que nasci aqui no MANGUE, mas como nada é tarde demais... Comecei a aderia e amar esse lugar que vivo graças a Hélio!! Alguém que me rega todos os dias com a água da lama do manguezal...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Leis? Existem! Cumpridas? Não!

Como começar esse texto com tanta indignidade e usar palavras adequadas?

Cada dia que passa me pergunto por que existem as leis, porque existem juízes, tribunais, normas, liminares, se nada disso é cumprido! Começa do próprio tribunal. CPC em um dos seus artigos “taxa” alguns prazos para que o juiz proceda a sentença, conceda os despachos diários.. E nenhum desses prazos são cumpridos. Processos conclusos há anos? Encontramos sim!!! Absurdo, fazer o que né!!!
Casos que vivencio todos os dias que me deixa muito mais revoltada! Pessoas internadas precisando de procedimento urgentes e esses planos de saúde não liberam, deixando os usuários esperando a boa vontade de quando quiser autorizar, ou esperar até mesmo uma demanda judicial. Ai me pergunto, para que lei se ninguém cumpre? E quando se ingressa com uma ação, o juiz se quer analisa o pedido de liminar. Caramba! São vidas em “jogo”. A cada dia eu sinto mais raiva, e tristeza, ao ver idosos internados, precisando de procedimentos, ao qual depende dele para sobreviver. Não consigo ver essas coisas e ficar feliz, ou satisfeita, e voltar para casa como se nada tivesse acontecido ou acontecendo. Saio pelas ruas pensando e procurando qual o significado de JUSTIÇA, qual o propósito da existência de leis, se ninguém cumpre mesmo, e os juízes que estão lá para fazer valer essas leis, pouco se importam, não que 100%, mas que 80% sim, mas quanto mais tento entender, menos consigo achar respostas...
Agora mesmo saiu uma lei de portabilidade dos planos de saúde, mas lendo a letra da lei vemos que não foi bem o que foi esperado... Ah... sem falar que não são para todos os usuários! Apenas para planos a partir de 1999, familiares ou individual. Além de cumprir as carência no plano antigo, tem que ter mais de 2 anos de contrato, e se tiver doença pré-existente são três anos. E pedido de mudança só poderá ocorrer entre o mês de aniversário do contrato e o seguinte. Além disso, o plano de destino tem que ter as mesmas características do antigo.
Infelizmente vivemos assim, uns inconformados, outros mais ainda! O jeito será se acostumar com algo meio louco e sem lógica que é a lei do nosso Brasil.
Muitos nem sabe dos direitos que tem! Também, de pouco são informandos.

terça-feira, 14 de abril de 2009


Só o Recife tem!!!

“Caranguejos com Cérebro”

Estuário

Parte terminal de um rio ou lagoa. Porção de rio com água salobra. Em suas margens se encontram os manguezais, comunidades de plantas tropicais ou subtropicais inundadas pelos movimentos dos mares. Pela troca de matéria orgânica entre a água doce e a água salgada, os mangues estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo.Estima-se que duas mil espécies de microorganismos e animais vertebrados e invertebrados estejam associados à vegetação do mangue. Os estuários fornecem áreas de desova e criação para dois terços da produção anual de pescados do mundo inteiro. Pelo menos oitenta espécies comercialmente importantes dependem dos alagadiços costeiros.Não é por acaso que os mangues são considerados um elo básico da cadeia alimentar marinha. Apesar das muriçocas, mosquitos e mutucas, inimigos das donas-de-casa, para os cientistas os mangues são tidos como os símbolos de fertilidade, diversidade e riqueza.
Manguetown - A cidade
A planície costeira onde a cidade do Recife foi fundada, é cortada por seis rios. Após a expulsão dos holandeses, no século XVII, a (ex) cidade "maurícia" passou a crescer desordenadamente as custas do aterramento indiscriminado e da destruição dos seus manguezais.Em contrapartida, o desvairio irresistível de uma cínica noção de "progresso", que elevou a cidade ao posto de "metrópole" do Nordeste, não tardou a revelar sua fragilidade.Bastaram pequenas mudanças nos "ventos" da história para que os primeiros sinais de esclerose econômica se manifestassem no início dos anos 60. Nos últimos trinta anos a síndrome da estagnação, aliada à permanência do mito da "metrópole", só tem levado ao agravamento acelerado do quadro de miséria e caos urbano.
O Recife detém hoje o maior índice de desemprego do país. Mais da metade dos seus habitantes moram em favelas e alagados. Segundo um instituto de estudos populacionais de Washington, é hoje a quarta pior cidade do mundo para se viver.


Mangue - A cena
Emergência! Um choque rápido, ou o Recife morre de infarto! Não é preciso ser médico pra saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruir as suas veias. O modo mais rápido também, de infartar e esvaziar a alma de uma cidade como o Recife é matar os seus rios e aterrar os seus estuários. O que fazer para não afundar na depressão crônica que paraliza os cidadãos? Como devolver o ânimo deslobotomizar e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco da energia na lama e estimular o que ainda resta de fertilidade nas veias do Recife.Em meados de 91 começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo é engendrar um "circuito energético", capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo, uma antena parabólica enfiada na lama.Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em: quadrinhos, tv interativa, anti-psiquiatra, Bezerra da Silva, Hip Hop, midiotia, artismo, música de rua, John Coltrane, acaso, sexo não-virtual, conflitos étnicos e todos os avanços da química aplicada no terreno da alteração e expansão da consciência.
Bastaram poucos anos para os produtos da fábrica mangue invadirem o Recife e começarem a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. A descarga inicial de energia gerou uma cena musical com mais de cem bandas. No rastro dela, surgiram programas de rádio, desfiles de moda, vídeo clipes, filmes e muito mais. Pouco a pouco, as artérias vão sendo desbloqueadas e o sangue volta a circular pelas veias da Manguetown.


( manifesto do Mangue, de 1992, por Fred Zero Quatro, Renato Lins, Chico Science e Xico Sá)